terça-feira, 5 de abril de 2011

Jogo do Dicionário





A ideia surgiu da palestra de Celso Antunes que assisti, na Quinta-feira passada, dia 31 de março. Durante o encontro, o palestrante colocou como é importante ensinar o aluno com estímulo, critividade, afetividade e amor e, além disso, mostrar como podemos aprender brincando.


Muito bem, a maior dificuldade nas aulas de Português é fazer com que os alunos tenham o hábito de procurar no dicionário alguma palavra. Isso acontece por um simples motivo, os alunos não foram incentivados a usá-los antes ou, simplesmente, não sabem fazer.


O jogo funciona da seguinte forma, peço a meus alunos para trazerem o dicionário. Na aula seguinte, dividimos a sala em grupos de 6 pessoas e sentamos em círculo. Daí, começo a brincadeira colocando uma cadeira vazia no meio da sala. Abro o meu dicionário e digo a palavra que eu quero. O primeiro aluno que achar a palavra corre para a cadeira senta e começa a ler o significado. A equipe, então, marca ponto. Ganha a equipe que marcar mais pontos.


Essa dinâmica pode ser feita na última aula da semana e não pode passar de 10 minutos. A equipe vencedora ganha pirulito, chocolate, etc. Na primeira vez o tempo é maior, porque eles precisam entender que devem sentar na sequência, por grupos, entender as regras. Na semana seguinte, eles já sentam nos lugares e começa rapidinho.


Sendo assim, consigo ensinar o uso do dicionário, descobrir novas palavras e o mais importante, fazer isso tudo brincando.


Beijos a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Powered By Blogger